Eudemim

sábado, 30 de julho de 2022

O processo de aprendizagem

Todo ser humano é único e partindo desta premissa todo o processo de aprendizado de cada um também se torna único e personalizado.

Baseando-se nesta ideia, alguns pesquisadores começaram então a perceber que cada indivíduo tem um jeito personalizado de compreender e desenvolveram métodos que facilitam ao educador, perceber qual a melhor estratégia de ensino a ser aplicada.

Segundo Aquino (2007), a aprendizagem refere-se à aquisição cognitiva, física e emocional, ou seja, o quanto uma pessoa é capaz de compreender, manipular e aplicar o conhecimento ao qual foi exposto e são vários os fatores que levam à aprendizagem e compreender isto é fundamental para aplicar a estratégia mais apropriada a cada aluno.

Aquino (2007), continua: para desenvolver o aprendizado existem vários estilos de aprendizagem mas antes de abordar estes estilos, é  necessário  conhecer os Domínios, que são eles:

Físico - ligado aos cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato)

Cognitivo - relacionado em como a pessoa pensa.

Emocional - refere-se à forma como o indivíduo se sente em termos psicológicos e fisiológicos.

Quando o Educador tem bons conhecimentos sobre os domínios acima, terá um entendimento mais abrangente sobre qual estilo de aprendizagem será mais eficiente para cada aluno, já que a maneira pela qual o indivíduo processa as informações e a entende está inteiramente ligada ao seu jeito de ser e quando aplicados num contexto mais individualizado, consegue-se então, adequar o aluno ao seu próprio estilo, o que representa grande ganho para o aprendizado.

Entendo que não é tarefa fácil ao Educador, fazer uma análise detalhada de cada aluno, mas se realmente quiser ver seu trabalho render bons frutos, terá que levar em conta esta perspectiva.

Outro pesquisador, Richard Felder, desenvolveu uma categorização dos estilos de aprendizagem, ele propõe que existe  dimensões de estilos que são: percepção, recepção, processamento e compreensão, para cada tipo de dimensão, apresenta dois estilos de aprendizagem:

1- Percepção da informação: intuitivo e sensorial

2- Recepção da informação: visual e verbal

3- Processamento da informação: ativo e reflexivo

4- Compreensão da informação: sequencial e global 

Isto significa que se uma pessoa tem estilo Intuitivo mais aguçado, consegue assimilar melhor as ideias, memórias ou possibilidades de maneira mais abstrata, já aquela com estilo Sensorial, percebe melhor quando pode ser visto, ouvido ou tocado de maneira concreta. Já aquela que na dimensão Recepção tem o estilo visual, tem a tendência de perceber melhor o que lhe é apresentado na forma de ilustrações, gráficos.. etc..

Com este conhecimento em mãos, fica muito mais fácil ao professor utilizar-se das estratégias adequadas a cada perfil, mas para isso há a necessidade de uma ligação profunda entre professor e aluno e isto cabe ao professor buscar.

Sei o quanto é difícil esta prática já que a nossa realidade nos apresenta salas abarrotadas de alunos, com um professor por sala e que isso demanda muito empenho do profissional, mas acredito que se pelo menos já tiver o entendimento de como funciona,  fica mais fácil de aplicar em sala de aula.

Fonte: www.reaprendentia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz quando você expressa sua opinião e respondo seu comentário, assim que possível!! Bjinhos