Eudemim

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Organizando quarto de criança - parte 1


Olá tudo bem?
Ontem, foi dia de organizar o guarda-roupa do Don.
Uma regra que sigo na casa toda é: setorizar, ou seja, os pertences de cada integrante da família, ficam em seus quartos. Ex Don: roupas, sapatos, utensílios de cama e banho, brinquedos e livros.
Costumo fazer este trabalho mais detalhado de organização, a cada troca de estação.


Abaixo, seguem algumas dicas preciosas:

  • Don tem um armário com prateleiras e cabideiro e uma cômoda. No armário, uma parte é roupeiro (guardo as roupas de cama, banho e itens de higiene); nas prateleiras maiores ficam algumas cestinhas, onde coloco os uniformes escolares (só eles) e outra somente para as roupas de `sair´, que são passadas e ficam longe dos olhos dele porque costuma bagunçar as gavetas rsrs. Na cômoda de quatro gavetas ficam as roupas de uso rotineiro, dividido assim: gaveta de pijamas, de cuecas e meias, de camisetas (manga curta e longa e sem manga) e de shorts e bermudas. Já no cabideiro, no lado esquerdo, coloco as camisas de algodão, as de gola e as calças, no lado direito: casaco da escola, roupão de banho e cabides sem uso. Adotei o mesmo critério em todos os armários da casa, cabides iguais, porque facilitam na visualização e também na estética e a sequência de roupas mais pesadas para as mais leves, assim como cores mais escuras para as mais claras, além de comprimentos de mangas e estampas.
  • Limpo as prateleiras e gavetas, com uma misturinha de água e vinagre de álcool em partes iguais, para tirar cheiro ou vestígio de mofo (quando seca, o cheiro do vinagre some, costumo fazer isto pelo menos uma vez por mês ou quando chove vários dias seguidos, aqui em Ubatuba é muito úmido).
  • A primeira tarefa é separar as peças da estação qie passou, o que precisa de reparo e o que vai para a doação. Em seguida, separo as roupas mais pesadas de frio (se é verão) e guardo num organizador de plástico transparente, com zíper. Deixo apenas dois casacos de moleton fino, um com gorro e outro sem e dois pijamas longos de tecido fino também.
  • Os sapatos, guardo numa cestinha. Depois do uso, passo a mesma misturinha de vinagre e água por todo o sapato, deixo um pouco no sol e depois volta para a cestinha. Se vai usar o mesmo algumas vezes seguidas (ex: o tênis da escola), já fica no armário do hall de entrada e costumo lavar de 15 em 15 dias.
  • Os pijamas e joguinhos de capas de fronha e almofadas, já ficam em rolinhos, dobro as peças uma dentro da outra (ex: a calça ou short do pijama, posiciono por dentro da dobra da camisa, assim na hora de pegar já vem os dois juntos, o mesmo faço com as fronhas).
  • Troco a roupa de cama uma vez por semana, ou quando suja antes disso, e as toalhas de banho de três em três dias.
  • Passo somente as roupas de sair, fronhas e capas de almofadas, o restante tento dobrar logo que tiro do varal, pois evitam amassar muito, mas quando não é possível, apenas dobro cada peça ao meio e deixo dentro de uma bacia, até poder dobrar e guardar em seus devidos lugares, com exceção dos lençóis, estes já dobro na hora, (futuramente farei uma postagem, ensinando a dobrar lençol de elástico).
  • Na mala cinza, (malinha dele que foi para a maternidade), quando não viajamos (as coisas dele vão nela), guardo os edredons e mantinhas mais pesadas, só deixo para fora o que está em uso, prateleira de baixo.
  • Você deve estar se perguntando, porque arrumar as gavetas se a criança vai mexer e desarrumar tudo? Veja bem, nossos filhos aprendem com o nosso exemplo e também com a visualização. Como ele saberá o que é estar organizado, se nunca viu? E como você poderá cobrar dele, se não pratica? Talvez esta seja a parte mais desanimadora de toda a tarefa de Organizar um quarto infantil, mas lembre-se que temos a obrigação de ensiná-los e isto requer um certo sacrifício, sempre.
Perceberam como existe diferença entre Organizar e Arrumar? Pois é! Para quem não está habituado, parece ser um trabalhão sem fim, mas te garanto que é justamente o contrário, pensa o quanto de tempo você vai ganhar, evitando procurar determinada coisa ou, ainda pior, gastar dinheiro com outra peça porque não achou a que você já tem.
Comece devagar, por uma gaveta, ou por uma prateleira, mas comece!!
A parte II, será sobre brinquedos e livros ta bom!!
Gostaram? Qualquer dúvida, podem me perguntar!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz quando você expressa sua opinião e respondo seu comentário, assim que possível!! Bjinhos