Eudemim

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

cupcakes de framboesa

Bom dia!!
Faz tempo que não posto uma comidinha né?! É que tenho deixado as guloseimas para 'amanhã'.. rsrs..
Estou dando um trato na alimentação e evitando, doces, gorduras, carboidratos 'brancos', então meu cardápio tem sido bem básico, nada de diferente.
Mas, como ninguém é de ferro, fomos na livraria esta semana e encontrei um livro maravilhoso, só de bolos e afins, com várias receitas simples e variadas,  então resolvi experimentar e tenho a mania de sempre começar pela receita que está na capa (quando tem foto de receita na capa), com a ajuda da minha assistente favorita, Maria Isabel.
A receita original é morango, porém não encontrei morangos dignos,  fiz com framboesas que já estavam no freezer.

Cupcakes de framboesa
Ingredientes:
2 ovos, claras e gemas separadas
115g de açúcar, 85 g de manteiga s/ sal em temperatura ambiente
85g de farinha com fermento (se não tiver, acrescente 1 1/2 colh (chá) de fermento em pó)
30g de amido de milho
1/4 de colh (chá) essência de baunilha

Recheio e cobertura:
225g de framboesa
30g de açúcar
algumas gotas de limão-siciliano
150ml de creme de leite fresco

Utensílios:
Formas de silicone, formas de papel
batedeira e grade

Preparo:
1- Preaqueça o forno a 200 graus. Forre forminhas para muffins com forminhas de papel.
2- Coloque as claras em uma tigela de vidro ou metal e bata até que fiquem em ponto de neve. Adicione 1 colh(sopa) de açúcar, bata mais um pouco e reserve. Em outra tigela, bata a manteiga e o açúcar restante até obter um creme claro e fofo. Adicione as gemas e bata novamente. Peneire por cima a farinha e o amido de milho e continue batendo, juntando 2 colh (sopa) de água quente e a essência de baunilha. Acrescente as claras em neve e misture delicadamente com uma colher.
3- Coloque uma colh (sobremesa) bem cheia de massa em cada forminha de papel. Asse por cerca de 12 minutos ou até que os cupcakes estejam crescidos, dourados e macios ao toque. Transfira para uma grade para esfriar.
4- Enquanto isso, prepare o recheio e a cobertura. Separe algumas framboesas ara enfeitar. Com o restante adoce com um pouco de açúcar e pingue algumas gotas de limão. Bata o creme de leite com o açúcar restante até formar picos firmes.
5- Corte uma tampa do cupcake e retire uma parte do miolo para formar uma cova com uma borda de 5mm de espessura. Recheie com a framboesa picada. Com o saco de confeitar, faça uma cobertura em espiral com o creme de chantili e decore com a framboesa reservada.

























Renderam 14 bolinhos
A casquinha que está do lado do morango, é a tampa do bolinho,  os meus eu tampei.

SÓ COMI DOIS...
Dei alguns para a vizinha e vou levar outros para o escritório..

Uma semana bem doce pra todo mundo!!

5 comentários:

  1. Também fiz uma gordice ontem: brownie!
    Mas, como vc disse, ninguém é de ferro!
    Boa semana, querida!
    bj,
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Uiiiiuiii
    Que delicia hein???
    kkkkkkkkkkk..eu estou resistindo a td o que me engorda..mas como ninguém é de ferro,né?..comi o bolo de chocolate da mãe ontem.
    Linda semaninha beem doce!!
    Bjs
    Elinha

    ResponderExcluir
  3. Ah Anaaaa!!! Eu amo brownie!!!
    Maninha, o bolo da mãe não tem pra ninguém!! The Best!!!.. beijos nas duas.

    ResponderExcluir
  4. Hummmm, deu agua na boca! bem que eu podia ser sua vizinha, rs
    Linda semana
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Puxa....perdi as delicinhas....kkkkk
    O novo layout ta 10!

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você expressa sua opinião e respondo seu comentário, assim que possível!! Bjinhos