Eudemim

domingo, 15 de janeiro de 2012

Ideias para ajudar o planeta

A sustentabilidade é o hit  do momento, assim como foi a tecnologia nos anos 80/90.
Já somos sete bilhões, fico pensando se terá qualidade de vida para todo mundo daqui um tempo.
Acho importante as campanhas educativas, acho ainda mais, deveria virar disciplina escolar.
E aquela historinha do boca a boca, super fundamental, talvez eu faça alguma coisa que ajude o nosso mundo que você não saiba e vice-versa.
Tento fazer a minha parte no que posso. Tudo o que vejo por aí e que tenha veracidade, procuro colocar em prática aqui em casa.
Os sacos de lixo (aqueles próprios para lixo - azul/preto) nunca usei, sempre usei as tais sacolinhas plásticas, que hoje, só trago quando as que guardo para o lixo estão acabando,  uso as eco bags - tenho várias e vou te falar que são bem melhores para o transporte, principalmente aqui, que a garagem é no subsolo e tem um lance de escada até o andar do elevador.
Aí você vai me perguntar, por que você pega as sacolinhas e não usa o saco próprio para o lixo? Primeiro, porque ainda é de graça e segundo, eu darei uma utilidade a elas, já que o lixo precisa de um recipiente, e será uma sacolinha a menos jogada fora inutilmente, levando-se em conta que muita gente ainda, joga a sacola fora, vazia.
Quando vim morar aqui, me agradou muito saber que tinha coleta seletiva, até para pilhas, no prédio anterior, eu separava tudo e me sentia muito frustrada quando via que os funcionários misturavam tudo.
O detergente há alguns anos aboli, uso somente sabão de côco. Foi logo quando surgiu o comentário de que contamina os rios, depois, vieram as campanhas publicitárias dizendo que podia usar sim, já que são 'biodegradáveis', mas, já tinha me acostumado com o sabão, então... eu não compro (ainda não sei se acredito se é verdade que não contaminam).
Lixo do banheiro? Antigamente usava uma sacolinha no cesto e desde que vi uma reportagem, que a entrevistada usava jornal, isso mesmo, assim:
Pegue uma folha de jornal, coloque dentro do cesto,  formando um cestinho
 Se sua lixeira for como a minha, é só ir ajustando


Passei a usar aqui em casa e assim economizo mais uma sacola, já que é só embrulhar o jornal e colocar no lixo orgânico.

E o óleo de fritura? Vou armazenando numa garrafa pet (aqui demora para encher).
Agora, aqui na rua,  tem coleta para uma cooperativa, mas antigamente eu não sabia o que fazer, então porque não colocá-lo num 'sarcófago'?! (garrafa pet) pelo menos, mesmo no aterro sanitário,  ele estará guardado dentro da garrafa.

A Tatiane, a moça que me ajuda aqui em casa, estranhou quando veio trabalhar comigo, mas acostumou e faz o mesmo na casa dela, e já passou a ideia para a família.
Viu só? Não sei o quanto isto significa estatiscamente, sei que sou 0,000000001 neste mundão de Deus, mas faço o que posso!
Espero que não seja somente modismo e que as crianças de hoje tenham isso, como algo natural, parte do cotidiano.
Talvez assim, se cada um fizer um pouquinho, o mundo do futuro seja bem melhor.

E você, tem alguma dica, ideia de sustentabilidade? Conta pra mim?!

Beijos
Miriam

14 comentários:

  1. Que boa idéia,também penso como você não importa se eu sou a única do meu bairro ou da minha rua que re-utilizo,mas sei que posso fazer a diferença,parabéns ,bjs e bençãos Déia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déia tudo bem? Pois é, é um trabalho de formiguinha.. Bjs

      Excluir
  2. Ei querida! Sou arquiteta e há algum tempo aplicamos medidas sustentáveis em nossos projetos contribuindo para um mundo verdadeiramente melhor. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zi, que legal!! Pena que ainda é muito caro ter uma casa sustentável né!! Mas, se todo mundo mudar o estilo de vida, com certeza, seus projetos sustentáveis passarão a ser o estilo comum, normal, não é mesmo?! Espero que sim. Bjs

      Excluir
  3. Nossa, Mirita, que ótima idéia essa do jornal virando saco de lixo. Já chamei o marido pra ver. Ensinei e vamos adotar :D
    Tb tenho usado a minha ecobag no mercado e senti uma agilidade muito maior na hora de desfazer as compras. Tento fazer minha parte tb e juntas conseguiremos ser multiplicadoras.

    um beijo e boa semana :D

    www.querotantacoisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana, que bom que vc gostou e vai adotar! Eu também, quando vi, achei o máximo! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Miriam, também uso jornal para os cestinhos, aprendi com minha mãe que sempre usou... acho prático na hora de descartar!
    E ainda faço a minha parte...rsrs
    Beijos e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  6. Oi Miriam, que bacana essa ideia. Que bom se todos pudessem ter essa consciência de reciclar e ajudar nosso planeta.
    Beijos e tenha uma ótima semana.
    Eli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli, tudo bem? Se cada um fizer um pouquinho e passar a ideia pra frente, já tá valendo né! Bjs

      Excluir
  7. Oi Mirita

    A dica do jornal eu não conhecia.
    Aqui no meu condomínio temos coleta seletiva. Temos também um barril próprio para se depositar o óleo de cozinha, então junto dentro de casa na garrafa pet e depois levo para esse barril. Na portaria temos dispenser para pilhas, baterias, etc...
    Toda vez que eu lavo roupa; pelo menos 2 baldes de água eu pego; quando a máquina joga pro tanque. Com essa água eu lavo minha sacada ou limpo o chão do banheiro. Minha cachorra faz suas necessidades no meu banheiro, então eu limpo o chão umas 3 vezes por dia. Uma águinha a menos já é alguma coisa, não é?

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana, tudo bem? Essa ideia do barril é bem legal hein!! Ahh e a água indo embora, tão limpinha, me dói o coração viu!! Eu não tenho sacada e nem cachorro, se tivesse, com certeza adotaria sua ideia! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Bem bacana, Miriam! Até porque, no final do mês, adios sacolinhas plásticas nos mercados, né?
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, acho que é só em SP que serão vendidas por enquanto.. aqui no Rio, ainda não ouvi falarem nada a respeito! Mas, o caminho é este né! Bjs

      Excluir

Fico feliz quando você expressa sua opinião e respondo seu comentário, assim que possível!! Bjinhos