Eudemim

domingo, 6 de janeiro de 2013

Cozinhar todos os dias - parte 2

As dicas das minhas amadas pipoquinhas foram ótimas. Vi que a maioria utiliza o cardápio, legal né!!!
Bem, fui ao mercado e comprei legumes, carnes, folhas e alguns enlatados e acho que já vai dar para começar.
Nesta primeira semana, vou seguir algumas dicas dos comentários do post anterior e que talvez sirva para mais alguém:


  • Cozinhar o feijão e guardar sem tempero em vários potinhos no freezer;
  • Lavar todas as folhas, a couve e o almeirão já guardei picado;
  • Usar o forno com mais frequência: peixe assado, frango assado, filé empanado assado e o rosbife da Rita Lobo são algumas opções; além de serem mais saudáveis, são mais fáceis de fazer.. o que me incomoda na cozinha é justamente ficar muito tempo em pé;
  • Arroz integral faço na pressão, é muito mais rápido (arroz branco há uns dois meses tenho feito somente nos finais de semana);
  • A dica mais preciosa, seguir o padrão : (proteína/carboidrato/reguladores) ou seja, uma carne, arroz com feijão, uma verdura e um legume.
E vamo que vamo...

OBRIGADA!!!
Beijos
Miriam

16 comentários:

  1. AMEI, CONGELO O FEIJÃO JÁ TEMPERADO. DEIXO DE MOLHO DE UMA DIA PRO OUTRO, TROCO A ÁGUA PELA MANHÃ. ENTÃO, FRITO CEBOLA ALHO E BACON.COLOCO O FEIJÃO, ACERTO O SAL.ANTES DE SERVIR, TIRO UMA OU DUAS CONCHAS E BATO NO LIQUIDIFICADOR, DEVOLVO NA PANELA.ISSO ENGROSSA O CALDO.AS VERDURAS VERDES DE FOLHA, LAVO BEM, SECO E GUARDO EM SAQUINHOS PLÁSTICOS, ELAS TERÃO UMA VIDA MAIS LONGA.AMEI A DICA DO ARROZ INTEGRAL NA PRESSÃO.BOA COMIDA!!BJS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhmmm a ideia de bater o feijão é óteeeema.. vou fazer!! Obg lindinha, acho tão legal esse compartilhamento.. bjs

      Excluir
  2. Isso ai Miriam, praticidade é meu lema. Não gosto de receitas que você fica um tempão na cozinha a minha não tem janela então é um tortura, mais gosto bastante de cozinhar principalmente as receitas do Jamie Oliver, Olivier Anquier, claro que com adaptações.Beijos e bota fé na colher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cardápio de 30 minutos do Jamie é bárbaro!! Adoro!! Bj

      Excluir
  3. Adoro seu blog!!! visito todos os dias, só que é a primeira vez que comento..rs, faço assim exatamente como vc...já que trabalho fora e a semana é uma correria..só que confesso que gostaria de usar mais o forno, já que demora um pouco mais e meu tempo na semana é muito curto..rs, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que legal q vc comentou!!Fico tão feliz!!! Veja bem, o forno tem a vantagem de se poder fazer outras coisas enquanto a parada tá lá assando, entendeu?! Por isso prefiro os assados...

      Excluir
    2. ahhh e costumo assar a noite, quando chego do trabalho...

      Excluir
  4. Adorei as dicas, pra quem tem pouco tempo mesmo elas são ótimas, tenho que fazer minha alimentação assim mais saudável,Beijos Bom inicio de semana..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh sim Camila, é fundamental né!! A comida feita pela gente é mais saudável.. confesso que enjoei de comer na rua!! Adoro minha comida.. rsrs.. bj

      Excluir
    2. Também adoro minha comida! rsrs Eita auto-estima boa!!! hahaha

      Excluir
  5. Menina, adorei as dicas e adoro aquele almeirão roxinho que está na foto! Aqui só acho na feira e de vez em quando, mas quando meus pais tinham sítio eu colhia todo dia...adoro!
    Show sua postagem, amei!
    Beijos e te desejo uma ótima semana cheia de harmonia!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camomila também me lembra a infância, minha avó plantava no quintal!! Aqui no Rio é difícil achar, de vez em quando aparece no Prezunic.. bj

      Excluir
  6. Miriam esse ano eu tive a díficil tarefa de fazer marmitas. Então pensa: tudo tinha que ser planejado para o jantar a para a marmita (dos dois, pos sinal). Mas o resultado foi super positivo: uma alimentação melhor e menos gastos com comida fora de casa. O problema não é nem fazer a refeição, mas arrumar toda a bagunça depois... Hahaha
    Bjs

    www.acasadajuliana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Miriam
    A panela de arroz, é maravilhosa, você coloca o arroz e esquece, fica sempre soltinho ou se quiser molhadinho , aqui em casa tenho um filho de mineiro que gosta do arroz molhadinho, é só desligar com um pouquinho de água. Tomates pelados por exemplo, você também pode fazer, basta ferver a água, cortar o bumbum do tomate em cruz, colocar na agua fervente, quando a pele começar a soltar pode retirar, cerca de 1 munuto, pode inclusive congelar, existem uns secadores de verdura que você roda, recomendo também caso não tenha, pois quanto mais sequinha estiver mais dura, para não ficar com preguiça, lavo também os tomates, rabanetes, etc, para salada anteriormente, as vezes até ralo antes e deixo no pote tb.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá! não sou cozinheira mas sou aromaterapeuta...adoro tudo que é cheiroso, e pelo que eu vi, tuas dicas são super aromáticas...adorei! com certeza virei mais vezes aqui! vi a indicação do teu blog no espaço da Rosangela...beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  9. Amo o seu blog!!
    Não sei a sua religião nem se vc é religiosa, mas ouvi á algum tempo uma pregação e qd li suas postagens imediatamente me lembrei dela, vou deixar o link caso vc tenha interesse em assistir...

    http://www.youtube.com/watch?v=q_Sz3i_cssQ

    bjssssss

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você expressa sua opinião e respondo seu comentário, assim que possível!! Bjinhos