Eudemim

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Meta: Cozinhar todos os dias

O ano novo chegou e eu tenho várias metas... hahaha... todo mundo tem né?!
Uma das minhas é cozinhar mais... isso mesmo, cozinhar.
Com a rotina corrida, há algum tempo deixei isto de lado, cozinhava somente no fim de semana e confesso que isto começou a me incomodar, quando enfim decidi reagir..
Pois bem,  ainda não engrenei, percebo que me falta técnica...
Não com o ato em si de cozinhar, mas sim de planejar.
Ontem estava conversando com a amiga Carlota pelo facebook, sobre isto! Quando postei que uma das minhas  metas era cozinhar todos os dias, ela respondeu, "a minha é não cozinhar todos os dias".. rsrs... pois o que falta, disse ela, é ter ideia do que fazer todos os dias...
E ela tem razão, geralmente chego do trabalho e vou direto para a cozinha, sem nada pré-definido, sempre acabo fazendo as mesmas coisas, sem muita variação.. e a minha intenção é justamente o contrário, conhecer novos sabores...
Então pensei, porque não criar um cardápio?! Será que funciona? Alguém aí segue este método?!
Bem, como normalmente já faço mercado semanalmente, acho que já é um ponto a favor, pois só precisarei definir o cardápio da semana seguinte, certo?! Então tá.
Vou começar a partir da semana que vem!!!
Abaixo, algumas imagens do nosso Natal e Ano Novo,  o cardápio foi enxuto, sem muitas opções para evitar as sobras:






Fiquei tão feliz com o carinho no post anterior!!! Obrigada!!!
Só expus o que senti no ano anterior, primeiro porque o texto do Luiz Fernando foi de uma clareza sem fim para mim. A vida é cheia de oportunidades e portas que se abrem e fecham a todo momento, basta a gente perceber. Por outro lado, a intenção  foi compartilhar algo bom! Bom?! Sim, afinal o recomeço está dentro da gente e isto certamente não depende da virada do ano. Percebi que um dos maiores dons que Deus nos deu, foi a vontade!! Isso mesmo, para qualquer coisa necessitamos dela, é o sentimento que pode te levar tanto para o lado bom, como para o ruim... só depende de querer!!!

Bom fim semana pra você!!!
Beijos
Miriam

32 comentários:

  1. Oi Miriam! Eu também logo logo vou morar no apê e como moro com meus pais agente não se preocupa muito com isso, e quando eu vou fazer alguma coisa, me atrapalho e demoro um século para fazer uma coisinha simples, falta de técnica como você diz. Mas isso só com o tempo para melhorar!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com tempo e com a prática, sinto que minha comida está melhorando a cada dia.. rsrs.. bj

      Excluir
  2. Amiga, faço meu cardápio semanal e me ajuda muito,ás vezes adianto alguma coisa á noite e quando chego termino de fazer pra ficar tudo bem fresquinho,super recomendo.
    Bjinhus e bom fim de semana ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Tami, se Deus quiser vai dar certo aqui em casa tbm! Bj

      Excluir
  3. Eu também queria não cozinhar todos os dias, mas não tenho como fugir disso.
    Não sou de planejar nada, quase nunca faço isso, e o cardápio é diferente sempre. Apesar teve dias de total falta de inspiração que fiz arroz e salada e pedi marido pra comprar um frango assado. Filha reclamou e reclama sempre, o bom é que ela já está se aventurando na cozinha e sai comidinhas bem gostosas, apesar de muito calóricas.
    Para este ano quero trabalhar na minha área, já estou cansada de não ter o meu dinheiro.
    E que nossos sonhos e planos se concretizem nesse 2013.
    Feliz ano novo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, tenho certeza que vc vai conseguir o trabalho que tanto almeja! Para mim o cardápio tem que funcionar.. rsrs..

      Excluir
  4. Vai cozinhando e vai postando, eu cozinho todo dia e falta ideia do que fazer sim. Ah acho muito linda tua mesinha com espelho redondo na parede, um charme só! bjÔ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é que a gente acaba comendo sempre aquilo que mais gostamos náo é mesmo?! Mas é necessário variar para o bem da saúde, vou postar sim.. obrigada, este espelho ia para o lixo qdo mudei para cá..

      Excluir
  5. Achei um blog q da otimas dicas sobre cardapios semanais e outras mais se chama agenda da casa da uma olhadinha eu amo

    ResponderExcluir
  6. Tem um blog q pode te ajudar na hora de montar o cardapio, se chama agenda da casa, da uma olhada. Eu amo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Miriam!
    Cozinhar é uma delícia, eu gosto muito... apesar de me aventurar bem pouco na cozinha! Por isso, uma das minhas metas para esse ano é cozinhar mais. Talvez não todos os dias como você, mas quero aprender muitas a fazer muitas comidinhas novas esse ano.
    Eu acho essa idéia do cardápio super prática e recomendo! Aqui em casa minha avó e minha tia são encarregadas de fazer o cardápio e olha, dá certo. Só dou uma dica: não caia na mesmice! Com isso quero dizer que vc pode fazer um cardápio e repetir quantas vezes quiser....mas as vezes é bom variar um um pratinho ou outro diferente do de semper né?
    beijinhos!

    Carolina Crochet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh sim Carolina, mas para cair na mesmice.. tenho que cozinhar muiito.. rsrs.. obrigada!!

      Excluir
  8. Miriam
    Eu cozinho todos os dias, gosto muito, e modestia a parte cozinho bem, e por isso, na verdade sempre me dou mal, pois a turma aqui de casa, não quer comer fora, como fico em casa, acompanho programas culinarios e blogs.
    Eu lavo as verduras ao chegar da feira, faço tomates pelados caseiros, e deixo pronto. O feijão cozinho e tempero todos os dias na hora (mantem o frescor), para o arroz tenho panela de arroz,deixo o mesmo refogado na geladeira, é só colocar na panela a quantidade sem sobras, além de não sujar o fogão ( ficando fresquinho sempre e para variar, basta acrescentar legumes para grega, tomate em pedaços com manjericao, etc). E por fim, adoro variar o cardapio, senão entro na monotomia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, as verduras eu lavo e o feijão tbm já cozinho para vários dias, só não tenho a panela de arroz.. mas parece que adianta bastante né! Obrigada pelas dicas!!

      Excluir
  9. OI AMIGA!EU COZINHO TODOS OS DIAS DESDE QUE ME CASEI, HÁ QUASE 21 ANOS.CLARO QUE SAIO PRA COMER FORA DE VEZ EM QUANDO...CONFESSO, É BEM DIFÍCIL ESTABELECER UM CARDÁPIO, MAS UMA CERTA ROTINA É POSSÍVEL.POR EXEMPLO, TIRAR UM DIA PRA COZINHAR O FEIJÃO DA SEMANA. FAZER AS COMIDAS QUE SÃO MAIS SAUDÁVEIS SEMPRE, COMO SALADAS, GRELHADOS...MASSAS MUITO CALÓRICAS, FAÇO A CADA 15, 20 DIAS. FAÇO ARROZ INTEGRAL ,DIA SIM,DIA NÃO, NÃO ABRO MÃO DELE.AQUI EM CASA TODOS GOSTAM DE FRANGO, DE CARNES EM GERAL. PEIXE SÓ FAÇO NOS FINS DE SEMANA,POIS ACHO QUE DÁ MAIS TRABALHO, TEM QUE TER TEMPO PRA PREPARAR, PRA SABOREAR. DESEJO QUE CONSIGAS REALIZAR TUA META.BJS!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Rosana, o feijão já a bastante tempo faço assim, o arroz integral aprendi a fazer na pressão, as folhas vou deixar lavadas.. obrigada pelas dicas! bj

      Excluir
  10. Oi Miriam!

    Se cozinhar é sua meta, siga em frente. Para facilitar o nosso dia-a-dia temos que nos planejar. Se vc gastar um tempinho no fim de semana pensando no cardápio da semana, vc ganhará muito tempo...

    Quero aproveitar e desejar um Feliz 2013 p vc e família!!! Bjs, Mi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh sim... se Deus quiser vai dar certo! Feliz 2013 pra vc e sua família tbm!! Bj

      Excluir
  11. Miriam concordo com sua amiga saber o que fazer todos os dias é punk, a Alessandra tem dicas ótimas de menu http://www.alessandrarigazzo.com/search/label/menu na minha casa não funciona, tres homens que comem super bem, já vi né, mais tem dicas ótimas e práticas, vale a pena tentar né.Que você e toda sua linda família tenham um 2013 de muita saúde,paz, harmonia e muito amor.Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é deve ser difícil mesmo calcular as porções né MArta!! Vou passar no blog q vc indicou para pegar algumas dicas!! Obrigada e desejo o mesmo pra vc e sua família! Bjs

      Excluir
  12. oi miriam...eu tb sempre faço projetos no final do ano q realmente n realizo.agora cozinhar todo dia se vc n tiver preguiça e facil.Escolha uma carne...dai um carboidrato...a seguir um legume. e tb uma salada c folhosos.espero ter ajudado.bjs.

    ResponderExcluir
  13. Olá Miriam eu cozinho todos os dias mas n tenho cardapio, faço aquilo que já tenho ou tenho vontade de comer, mas realmante n é facíl tem dias q temos que ficar pensando no que fazer....

    Amei sua mesa...linda!!! Espero que consiga alcançar as suas metas de 2013

    bjs rose jp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rose, o problema é que eu trabalho fora e o mercado é meio contramão.. e acontece de querer fazer algo e falta o ingrediente.. por isso pensei no cardápio!! rsrs.. espero que dê certo! Ahh mandei um cartãozinho pra vc, já chegou?! Bjs

      Excluir
  14. Que legal eu sinto a mesma coisa, não quero fazer as mesmas coisas e optei pelo cardápio, é mais fácil pois não tenhamos o problema de começar cozinhar alguma coisa e não ter ingrediente. Assim planejamos as compras também, no final acabamos por economizar.
    Adorei o post
    Bjus e espero sua visita no meu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Glau, acho que fica super prático, além de seguir a listinha ne!! Vou passar lá sim.. bjs

      Excluir
  15. Além do que vc citou, de vez em quando pego aquelas batatas congeladas, nuggets, linguiça toscana (aquela de churrasco) e faço assadas. Coloco papel alumínio no tabuleiro, nenhum óleo e ponho par assar. Fica crocante e delicioso, sem gordura e e só pegar o papel e jogar fora não suja nada. Além de ganhar tempo, legumes costumo congelar pré cozidos e picados, e tenho receitas nutritivas e práticas para o dia a dia. Vale a pena tentar cozinhar todos os dias.


    Bjos


    Gláucia

    ResponderExcluir
  16. Míriam, entrei o ano com a mesma disposição e estou mantendo bem. O cardápio eu tbb vou fazer porque ajuda muito. Me progamei com as compras e já faço o mercado com a idéia do que vou cozinhar na semana.
    O que me ajudou muito foi ver as receitas deste blog:

    http://homesteadinghomemaker.blogspot.ca/search/label/In%20The%20Kitchen

    Ela tem um conceito muito interessante e faz tudo o que eu gostaria de fazer mas tenho perseguido este ideal de uma comiga mais saudável e com menos aditivos.
    Não tenho a panela elétrica que ela tem mas sigo a receita assim mesmo.
    Achei este blog no pinterest: http://pinterest.com/livingwithluke/if-i-am-ever-motivated-to-cook/
    Bj grande e uma idéia do blog era para criarmos o menu juntando todas as receitas que a família mais ama e distribuí-las no menu ;)
    Olivia

    ResponderExcluir
  17. Oi Miriam!Feliz 2013! Curto demais teu blog e o da tua mana tbm, aliás te conheci através dela,rsrsrs...Meu filho e eu almoçamos em casa todo dia (maridão come na rua)
    e por diversas vezes acabamos almoçando num restaurante aqui perto ou comendo lanches e isso me rendeu além de uns bons kg a mais, uma taxa de colesterol e triglicerideos alterado. Neste ano minha meta tbm é esta: cozinhar todo dia e coisas saudáveis!esta semana q passou foi minha primeira semana após voltar das férias e felizmente consegui cumprir...vamos persistindo...bjusss

    ResponderExcluir
  18. Oi, Miriam! essa também é minha meta pra esse ano e pra sempre! rsrs Meus primeiros três anos de casada foram assim: nada de fazer comida no meio da semana. Eu amo cozinhar, mas achava um desperdício de tempo fazer comida só pra mim. Mas enjoei de comida de restaurante e senti falta de comer em casa. Agora eu estou mudando minha forma de pensar: não é um desperdício de tempo, é um tempo que eu estou cuidando de mim e fazendo uma coisa que gosto.

    Quanto ao cardápio... não pretendo fazer nada muito complicado durante a semana. Pra mim o importante é ter arro, feijão, carne, uma verdura refogada e salada! :)

    beijosss
    Taty

    ResponderExcluir
  19. Ola Miriam eu tenho um problema com cozinhar todos dias a trsite da preguiça rsrsrs, O bom que meu marido gosta de ccozinhar e me tira do sufoco muitas vezes rsrsrs. Ja criei ate um cardapio para cada semana do mês na verdade não o segui por falta de disciplina mesmo,eo pouco mais de interesse confesso. Ate ja comprei comida, mas quer saber acabei enjoando as mesmas coisas e o tempero. Mas qdo cozinoho me dedico mesmo. O feijão faço assim como vc tbem ja e algo prático, e as vezes deixo algo pronto e congelo algum molho mesmo as vezes tira do aperto. Mas preciso de muitas dicas e animo também rsrsrs. Bjinhos!!!!

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você expressa sua opinião e respondo seu comentário, assim que possível!! Bjinhos