Eudemim

terça-feira, 12 de março de 2013

Considerações sobre o projeto cozinhar todos os dias

Passaram-se três meses desde o post sobre o projeto de cozinhar todos os dias.
Minhas considerações são as seguintes:
Vou te falar que no começo foi meio cansativo, pois adianto muita coisa quando volto do trabalho e outras logo cedo, mas já me acostumei.
.
A alimentação de um modo geral melhorou muito, pois comemos mais colorido, tento colocar legumes em quase todos os pratos e os temperos são sempre frescos.
O que mais me impressionou foi que as crises de enxaqueca diminuíram consideravelmente.
As porções também diminuíram, até me adequar ao tamanho ideal de pote, que trago para o almoço no escritório, demorou alguns dias, mas agora já me acostumei com o pote de 12cm de diâmetro e 3cm de altura.. é um dos menores! E já me sinto satisfeita!!
Como a prática leva à perfeição, acho que melhorei muito... minha comidinha anda bem gostosa! (modéstia à parte).
E a economia?! Pois é, gastava em média vinte reais por dia, só no almoço!!! Isto quer dizer, R$400,00 por mês...  que hoje é revertido para as compras do mercado, gasto um pouco mais que isso para o mês todo para mim, Bel e marido...
No geral, só ganhamos com esta mudança.



Alguns truques:
- Para o feijão ficar mais grossinho, coloco alguns pedaços de abóbora, muito  nutritivo e super saboroso;
- Raramente faço frituras - faço tudo no forno, além de ser mais saudável, não fico horas na cozinha, derretendo...
- Cozinho feijão e congelo sem tempero; tiro as carnes do freezer à noite para fazer na manhã do dia seguinte; guardo as verduras todas já lavadas e algumas já picadas;
- Tenho sempre carne moída no freezer, semipronta, já faço toda a quantidade que compro e guardo em potes com porções pequenas. (ótima para recheios, molhos)
- Faço as compras para a semana: frutas, verduras, legumes, carnes e peixes, iogurte;
   para o mês todo: os alimentos com validade maior.
- Não tenho um cardápio definido - tento fazer peixe pelo menos duas vezes na semana, intercalando com frango, carne de soja e carne de gado, esta última, a meta é reduzir para uma vez por semana;
- Confesso que enjoei um pouco do arroz de sete grãos, tenho alternado com o integral e o branco, acrescento legumes, geralmente cenoura, brócolis ou espinafre;
- Meu prato é composto de uma concha de feijão e três colheres de arroz + uma carne + salada ou legume + couve (como couve quase todos os dias),
-  E me adaptei a usar pouco sal, quando vou comer fora sempre acho tudo salgado agora... rsrs

Minha resistência aumentou, tenho mais disposição, a enxaqueca diminuiu e eliminei alguns quilinhos.
Sinto-me feliz, em poder proporcionar mais saúde para mim e minha família.

Bolsinha fofa, térmica, onde levo meu almoço e as frutinhas

As guloseimas que vivo postando no facebook e instagran, só faço nos fins de semana.

E mais uma coisinha, eu trabalho fora o dia todo, a semana inteira e consigo,
então você também conseguirá!!

Quer me acompanhar? Siga-me no Instagram 

Beijos
Miriam


21 comentários:

  1. Nossa que bom ler este post pois, não trabalho fora e amo cozinhar e tudo isso que vc falou ai,já fazia mais aprendi também tá ? rsrsr e algumas amigas ainda acha dificil quando converso com elas á respeito de comer mais saudavel e é assim mesmo, economiza mais e esbanja saúde que é o melhor parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Oi Miriam, tudo bem? lendo seu post você falou em couve + dores de cabeça me lembrei de uma reportagem que vi onde uma mulher sentia muitas dores no corpo todo, mas o problema dela era outro, ela passou a não sentir mais quase nada sabe com o que? COUVE!
    Ela come todos os dias, faz um suco de manha com linhaça, água de coco, maça e toma durante o dia tb bastante suco de couve. procure aumentar seu consumo de couve, quem sabe a enxaqueca suma de vez.
    Bjus, ótima semana.

    Malu Campos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malu de vez em quando faço um suco parecido, o nome é suco detox.. mas o que gosto mesmo é dela refogadinha uhmmm amo! bj

      Excluir
  3. O Míriam, nossa adorei a ideia do doce de banana com massa folhada vou fazer e te falo como ficou ...... mas assim como você também comecei a cozinhar todos os dias, mas mesmo morando no Rio tenho a sorte de conseguir ir em casa e almoçar com a filha que começou a morar aqui no Rio esse ano. Essa rotina é cansativa mas no trabalho todos falam que emagreci, e está sendo ótimo montar todos os dias um cardápio com a ajudar dela, vira e mexe ela descasca um ovo cozido, corta o tomate. Momento que nos ajuda muita a interagir uma com a outra. bjim e vamos cozinhando firme e forte !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, que legal! além de comidinha saudável, ainda companhia agradável!! Perfeito! bjs

      Excluir
  4. É uma rotina cansativa, vale a pena pois é saudável. Eu estou há alguns anos, rsrs, tentando montar um cardápio, não consigo, a inspiração chega quando ponho a mão na massa. Também me senti muito bem depois deixei de comer em restaurantes e passei a levar meu almoço. Que diferença!

    Bjus
    http://apartamento11.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sônia, cardápio tbm não consegui ainda!! Mas acho mais legal do jeito que vai sabe! A ideia de como fazer, vem na hora! Só sigo aquela regrinha de variar as carnes! bjs

      Excluir
  5. Adorei a dica da carne moída.
    Vou fazer!
    Aqui tb estamos tentando comer de maneira mais saudável.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Olá Miriam!!Eu e meu esposo comemos em restaurantes quase todos os dias,e posso te dizer que passo mto malna saúde(tenho gastrite e refluxo)e no bolso.Então amei o seu post,sua comidinha parece ser uma delícia.Vou tentar pôr em prática suas dicas!!bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Fabiana, faz uma forcinha e começa a cozinhar!! Minha enxaqueca diminuiu muito depois que parei de comer fora, e pra quem tem problema de estômago é ainda pior!! Tenta!! No começo é difícil, mas vc se acostuma!! Bjs

      Excluir
  7. Oi Miriam, que beleza de post, viu! Eu também tento cozinhar todo dia, mas as vezes peco em fazer legumes e verduras, pois são os mais trabalhosos (ralar, picar, lavar, etc).
    Com esse post fiquei mais incentivada a colorir minhas refeições =)
    Mas, com certeza, nossa comida é bem melhor do que qualquer outra. Levo marmita todos os dias para o trabalho e não me arrependo.

    Bjo.
    Juliana

    www.acasadajuliana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh sim Juliana!! Muita diferença na minha vida!! E quanto às verduras, a couve e repolho eu lavo e guardo picadas (dura muito mais) as saladas lavo, seco e guardo em potes fechados!! Fica muito mais fácil, pq realmente é um saco lavar na hora!! Bjs

      Excluir
  8. PARABÉNS!!QUE EXEMPLO PRA TODAS NÓS!!EU JÁ COZINHO TODO SANTO DIA, MAS APRENDI MAIS HOJE COM VOCÊ!!

    E TEM SORTEIO NO MEU BLOG, PARTICIPE!!BJS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Rosana! Eu tbm, todo dia aprendo muito com todas vcs! Bjs

      Excluir
  9. Adorei!!!!!!! Principalmente a parte da "enxaqueca"

    bjs

    Naná

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é Nana, a minha está muito ligada à alimentação e estresse!! O estresse é mais difícil de controlar, porém a alimentação já é! Bjs

      Excluir
  10. onde comprou essa "marmitinha" termica?

    ResponderExcluir
  11. Oi Miriam! minha meta este ano tbm está sendo comer melhor de forma mais saudável. Confesso q dá sim mais trabalho p manter a linha mas adquiri hábitos assim como vc q me ajudam bastante, como ir ao mercado tdo sábado e comprar p semana toda...abasteço a casa e evito gastos adicionais e desnecessários. Mas é isso amiga, saúde é o q importa!Bjuss

    ResponderExcluir
  12. que legal, miriam! além de mais saudável e de melhorar o seu dia-a-dia, ainda dá um prazer cozinhar, né? eu confesso que ando bem preguicenta quanto à cozinha.. vou me inspirar em você! ;-)
    beijocas,
    da harumi

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você expressa sua opinião e respondo seu comentário, assim que possível!! Bjinhos