Eudemim

domingo, 26 de maio de 2013

Regrinhas fundamentais para organizar sua casa



'Organização é um processo mental.'
É verdade, porque não adianta organizar se não tiver cuidado em manter organizado?
Como assim Mirita??!!
É o seguinte, você pode querer arrumar, ou pagar a alguém (no caso, um personal organizer) para fazer isto, mas se não tiver consciência de que parte fundamental nesta história é você, de nada adianta, vai virar zona de novo!!
Ter uma casa organizada, facilita a vida, pois se perde menos tempo procurando coisas, e já que tempo é dinheiro, seu bolso agradece!
Então tá.
O primeiro passo para se conseguir manter um mínimo de organização é:
O que temos deve caber dentro do espaço que temos.
Isto quer dizer que é fundamental fazer uma triagem, ou seja, eliminar tudo o que não se usa mais e que está ali ocupando espaço. Ahhh  mas é tão difícil isso??!!! Eu sei que é sim... mas não tem jeito.

Faz assim:
1- Comece devagar, uma gaveta por vez, não adianta jogar tudo o que está dentro do armário em cima da cama, você vai se desesperar... rsrs...
2- Separe as roupas da seguinte forma: as que uso muito, as que uso pouco, as que quase não uso, as que não quero mais.
3- O que vai voltar para a gaveta, são as que uso muito e as que uso pouco.
4-  Em sacolas, coloque as que não quer mais (se estiverem em bom estado, poderão ir para a doação ou vendê-las em brechó), em outra sacola, coloque aquelas que quase 'não uso' (estas nomeei como 'purgatório', ou seja, na próxima faxina, serão as primeiras a serem descartadas ou não).

Aí você me pergunta, mas se serão descartadas na próxima, porque não agora? Porque geralmente, são aquelas peças que você tem um carinho especial por elas, então é difícil de se desfazer, ou ainda, porque estão apertadas e você vai emagrecer para usá-las)... mas na próxima, seu subconsciente já estará preparado para definir o que fazer - voltar para a gaveta ou sair de vez.

 Via: Google

Via: BHG
Lembre-se que o mesmo princípio acima, deverá ser usado em qualquer parte da casa - eliminar o que não se usa, é parte fundamental para manter o espaço organizado e também para fluir boas energias.


* Euzinha voltei para a sala de aula para ser uma Profissional da Organização. 
Estou praticando em casa, todas as técnicas aprendidas no curso.
Toda semana terá um post sobre estas experiências!! Aguardem!!!






10 comentários:

  1. Amei Miriam! Tõ precisando melhor a organização que em um casa com 3 homens fica dificil.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Mirian, adorei as dicas vou tentar colocar em prática!!
    bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Dicas ótimas!!Desde quinta-feira estou organizando as coisas aqui em casa. Comecei pelo meu guarda-roupa, que é novo, chegou na quinta, foi aquela faxina!Doei muita coisa e agora dá gosto de ver tudo no lugar.Ontem a tarde, dei uma redecorada no quarto da Clá, que decidiu investir no preto e branco, hoje arrumei o gavetão do atelier que tava uma bagunça!!Prefiro fazer estas loucras no fim de semana, sem pressa.Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente parabéns pelo seu ingresso no curso...Já tinha me interessado em outra época e acho muito legal...
    Bom, eu aprendi uma coisa muito negativa com a bagunça aqui de casa. A bagunça sai cara! Porque temos um monte de coisas e quando precisamos usá-la não achamos. E o que acontece? Compra-se de novo. Aí quando vc menos espera encontra e fica com duas. Gastou dinheiro sem necessidade. E vai amontoando...
    Bjs e nos mande mais dicas...

    ResponderExcluir
  5. BOa Miriam,

    Estou ansiosa para ver seus posts! :)
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Mirita, quero deixar registrado que o texto sobre você é delicioso de ler, o jogo das palavras muito bem colocadas e intensas.
    Parabéns pelo belo blog,se puder de uma passadinha em meu blog, ficarei muito honrada.
    http://natalparasonhar.blogspot.com.br/
    Uma abraço com cheirinho de canela.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por partilhar conhecimento!!!!

    ResponderExcluir
  8. Miriam o desapego é um exercício difícil para mim.....adoro organizar, mas tenho dificuldades em manter pelo acumulo de coisas...mas vamos que vamos, vou acompanhar suas postagens quem sabe aprendo por aqui.

    bjs
    Edi

    meuladoarteiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ahh Miriam adorei essas das rouoas q vao p o purgatorio eu tbm se desfiz das minhas mas sem sabe tem umas q coloquei no purgatorio justamente essas q estao novinhas mas apertada e o do de jogar...ta aqui na sacola e eu sempre olhando p elas no q posso fazer,,,

    Bjsss rose jp

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você expressa sua opinião e respondo seu comentário, assim que possível!! Bjinhos