Eudemim

domingo, 5 de maio de 2013

Os meus caldinhos

Se tem uma coisa que eu gosto muito é sopa, por isso vibro quando chega o outono.
Não que eu não faça sopa no verão, pois pode acreditar, eu faço!! Tomo a sopa e vou tomar banho.. rsrs..
Minha filha  e o marido também gostam, então fica bem mais fácil de ser o prato principal do jantar.
A minha sopa preferida é a de legumes, mas, ultimamente, quem me segue no Instagram, viu que tenho me aventurado em outros sabores.
E várias amigas pedindo a receita.

Abaixo, seguem algumas dicas:

Sopa de feijão

Faço sempre picadinho de carne com abóbora e quando sobra, guardo no freezer para compor esta sopa.
Pico alguns legumes, nesta tem quiabo, cenoura, abobrinha e couve, dou uma refogada com aquele tempero que já mostrei aqui. Geralmente uso feijão já cozido e temperado, bato no liquidificador e adiciono aos legumes e vejo se é necessário adicionar mais um pouco de água, acerto o sal. Deixo ferver na pressão por uns 15 minutos. E pronto!!



Sopa de Inhame

Nesta, piquei três inhames, cenoura, couve, tomate e abóbora, refoguei com o temperinho e  acrescentei um pouco de caldo de feijão, sem bater no liquidificador, para dar uma engrossada. Uns 15 minutos de pressão e taí!!


Sopa de Grão de Bico

Coloquei mais ou menos 250 g  de grão de bico de molho por umas duas horas. Depois, cozinhei igual ao feijão, na pressão. Depois de cozido, separei uma xícara para a sopa e o restante congelei.
No liquidificador, bati esta xícara de grão mais um pouco da água do cozimento, ficou um caldo ralo.
Na panela de pressão, fiz o mesmo procedimento das anteriores, mas acrescentei um pouco de coxinha de frango que tinha sobrado do almoço, cenoura e muito espinafre. E fim!!


Notaram que em nenhuma delas eu coloquei batatas?! Pois é, achei desnecessário, afinal ela já fica bem grossinha e deliciosa! E assim economizo algumas calorias.


Viram como é simples!!!
Desejo que você tenha uma semana abençoada!!

16 comentários:

  1. AI, EU AMO SOPA E NESTE MOMENTO ESTOU PREPARANDO UMA!!ESTAS ESTÃO DELICIOSAS!!BJS.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro sopa, mas confesso que como calor daqui não me animo muito.

    bjs
    Edi

    meuladoarteiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Friozinho chegou hoje e com chuva, já fiz minha sopa com legumes macarrão e o famoso feijão batido, aquece hum...suas sopas parecem ótimas muito boas suas dicas vou ampliar meu cardapio de sopas. bJÔ

    ResponderExcluir
  4. Hum, adoro sopa, essas parecem ser muito deliciosas...
    estranho, sopa para mim tem que ter batata e cenoura rsrsrs e macarrão se possível, amo!
    agora no friozinho, tudo de bom!
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra mim tbm era assim!! mas to mto gorda, por isso a substituição! bj

      Excluir
  5. Eu tb adoro em qualquer época!!! Muito saudável tb. E tenho gostado muito das dicas que tenho encontrado aqui. Beijos
    Cantinho da galega

    ResponderExcluir
  6. Ai que delicia esses caldos.Miriam pra te falar a verdade me identifiquei muito nesse seus caldinhos só não o de inhame que nunca fiz mais agora, vendo o seu vou me inspirar.

    ResponderExcluir
  7. Huuuuuuuum e isso ta de dar água na boca! Hoje aqui na minha cidade ta um dia bem frio, ótimo para tomar um caldo! Adorei o post!

    Beijos

    Ótima semana!

    Meu Palácio de 64m²

    ResponderExcluir
  8. Hummm que delicia, deu agua na boca, bjuss
    alecrimrosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que delicia, aqui em casa foi dada a largada para os caldos, junto com o frio gaúcho só um caldo para esquentar!

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Miriam

    Também adoro sopa,em qualquer época. Más o marido implica, então não faço sempre.
    Que Deus te abençoe em suas novas metas, curta sua casinha e família por mais tempo, eu estava sumida da net, más estou de volta. Seus trabalhos estão lindos!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Deu água na boca e muita vontade de seguir essas receitinhas,fico vendo suas fotos no instagram e babando né..
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Sopinha é muito bom...mas como não sou muito esperta na cozinha, incremento as únicas que sei fazer...exemplo, faço sopa de ervilha e no lugar de colocar coisas pesadinhas tipo bacon e linguiça, coloco brócolis ou couve flor...as crianças gostam e nem implicam...
    Vou tentar fazer essa de grão de bico...parece fácil e gostosa...

    bjs

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você expressa sua opinião e respondo seu comentário, assim que possível!! Bjinhos