Eudemim

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Pão da Vizinha

Quando  era adolescente, era comum na religião que minha mãe frequentava, dizerem que só  podia se casar quando soubesse fazer  pão! Para ser sincera, eu sempre tive minhas dúvidas quanto a isso, afinal, pensava eu, é só saber fazer pão?! Quando fiquei mais velha, percebi que era apenas brincadeira!  Eu aprendi, mas durante todos esses anos de casada, fiz uma ou duas vezes somente.
Há alguns dias me deu muita vontade de comprar uma máquina de pão, até coloquei uma enquete lá no facebook, muitas pessoas disseram que era uma ótima ideia, outras não! Bem, ponderei bastante e cheguei à seguinte conclusão, se a batedeira de bolo só é usada para fazer merengue, é bem provável que a máquina de pão também fique encostada.
Para tirar a prova, resolvi testar esta receita do site Tudo Gostoso! Apenas acrescentei alguns ingredientes para ficar um pouco mais nutritivo!



Pão da Vizinha
1kg de farinha de trigo (usei um pouco menos e acrescentei o mix de cereais e aveia),
4 colh (sopa) de óleo,
6 colh (sopa) de açúcar,
1 pitada de sal,
3 xícaras de leite morno,
1 ovo + 2 gemas,
1 envelope de fermento

Modo de fazer:
Em um refratário coloque a farinha , faça um buraco no meio e coloque o óleo, o açúcar, o sal, o ovo e as gemas, o fermente e por último o leite morno e misture tudo.
Depois de misturada a massa, coloque na pia enfarinhada e comece a sovar.
Deixe descansar por meia hora, ou, até dobrar de tamanho.
Divida em quatro partes iguais e sove formando os pães. Coloque numa fôrma untada e  deixe descansar novamente por 30 minutos para crescer novamente e asse em forno pré-aquecido até dourar.
Após retirar do forno, coloque uma toalha úmida em cima e deixe esfriar por pelo menos, 20 minutos.

Ficou delicioso com manteiga gelada (gosto de 'fatiar' a manteiga)!!
E acho que não vou comprar a máquina, foi bem fácil fazer com minhas mãos!

Beijos
Miriam

12 comentários:

  1. Humm que delícia!!!
    Me fez lembrar da minha vó, que sempre fazia pão em casa, era uma briga pois eu e meu avô queríamos comer assim que saia do forno, bem quentinho, pra manteiga derreter, e minha vó dizia: Vai dar dor de barriga!!! rsrs
    Ai que tempo bom!!!
    Bjooos

    ResponderExcluir
  2. Ola miriam adorei a receita e mais ainda o seu caminho de mesa ficou lindo!!!!

    E sua mesa posta que amor!!
    Bjs rose jp

    ResponderExcluir
  3. HUM...SENTI O CHEIRINHO DAQUI...MINHA IRMÃ COMPROU A MÁQUINA, USOU POR UM TEMPINHO E APOSENTOU.VOLTOU A FAZER PÃES DO JEITO TRADICIONAL.DIZ ELA QUE FICA BEM MELHOR!BJS!

    ResponderExcluir
  4. Ahh, que delicia...pão realmente lembra uma fase que não gosto..mas é muito mais saudável se fizermos ao inves de comprar pronto.né.. ando me aventurando nos pães tb...vou fazer esse depois mostro..
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Fala se tem coisa melhor que pão quentinho cheirando pela cozinha?
    Adoro!
    bj,
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha...um gostoso dia com esse pão bem cedo! Vou fazer claro, adorei!
    Beijos e te desejo um ótimo dia!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  7. Miriam o seu crochet e o seu paozinho da vizinha estão maravilhosos! :)
    em relaçao as tildas, nao sei bem porque voce ainda nao se aventurou, cada uma q faço fico ainda mais apaixonada, vou agora na 5ª e agora começo a sentir o bichinho e sinto que esta ultima foi a melhor :) se morassemos mais perto teria todo o praze de oferecer uma, so falta mesmo isso na sua casinha linda e cheia de amor!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Lembro da minha vizinha Ana que fazia pães diversos delicioooosos, deixou receita, mas infelizmente não posso comer, obrigada pela visita, bjs

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha escutado isto, mas sem querer criei a mesma "regra". Quando me casei cheguei numa fase que falei que só estaria completa quando conseguisse fazer Pão Caseiro. rs Bobeira, né!? Mas ADORO cozinhar e aquilo me fazia falta.

    Sobre a Maquina de Pão, eu comprei na empolgação, no começo usava, mas não curtia o pão assado nela e ela acabou ficando encostada. Foi quando fuçando em blogs, via que as meninas usava ela pra fazer o serviço sujo "amassar" e assava no forno convencional. Voltei a usa-la e não deixo de usa-la uma só semana. Gosto bastante!

    Tenho algumas receitinha de Pão que amo fazer, tá uma passadinha no Blog pra ver(vou adorar!!!):
    http://fernandagodoi.blogspot.com.br/

    Bjs, Fê

    ResponderExcluir
  10. hummmmmm,parece delicioso!!!!!adoro pão caseiro e sua mesa posta esta um graça.bjosss

    ResponderExcluir
  11. Olá! cheguei aqui através do blog "O essencial pra viver" e fiquei encantada com a delicadeza e beleza do mesmo...com certeza virei mais vezes aqui! abraços e bom fim de semana! http://claudiaroma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. O pão deve ter ficado uma delícia......
    E sua mesa é um charme....
    Beijos
    Telma

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você expressa sua opinião e respondo seu comentário, assim que possível!! Bjinhos